Historia
2. (FUVEST) Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917.
R: Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa pertencem ao mesmo contexto histórico, com feitos e efeitos de conseqüências recíprocas aos dois acontecimentos que, para muitos historiadores, serviram de abertura ao turbulento século XX.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com as sucessivas vitórias do bloco alemão sobre Rússia, acelerou a decomposição do Estado Czarista de Nicolau II. Em fevereiro de 1917, os mencheviques derrubaram o czar e proclamaram a supremacia do Parlamento (Duma), buscando estruturar um Estado liberal. Contudo, o novo governo liderado por Kerensky, dados os comprometimentos com os países capitalistas em guerra contra a Alemanha, decidiu manter a Rússia na Primeira Guerra, cumprindo seus compromissos e acordos com o bloco Aliado.
A continuação das derrotas militares, acompanhadas do colapso econômico nacional, passaram a contribuir para o desgaste do novo governo russo. Ao mesmo tempo, abriram-se espaços políticos para os opositores revolucionários bolcheviques que, liderados por Lenin, lançaram as "Teses de Abril" de 1917, fundadas no slogan "Paz, Terra e Pão". Em sintonia, do lado alemão, buscou-se aumentar a pressão bélica contra a Rússia, além de fornecer armamentos aos bolcheviques para potencializar o fim do conflito na frente Oriental.
Em outubro de 1917, a partir do soviet de Petrogrado, Lenin tomou de assalto os edifícios públicos e assumiu o governo russo, derrubando Kerensky. O novo governo deu início às mudanças na estrutura política e econômica do país, visando à estruturação de uma ordem socialista revolucionária. Entre as suas primeiras medidas estavam as nacionalizações, a reforma agrária e um acordo em separado com a Alemanha, saindo da Primeira Guerra Mundial. No entanto,