dna e suas tecnologias
FELIPE MELO DE CASTRO
DNA
Essa ensinam os cientistas, é a molécula da vida. A sigla DNA vem de Ácido Desoxirribonucleico. É no DNA que toda a informação genética de um organismo é armazenada e transmitida para seus descendentes. Essa carga genética está contida no núcleo e todas as células de um organismo. Em todos os seres vivos, o DNA é formado por uma fita dupla composta por quatro letras - A, T, C e G. Essas letras representam compostos orgânicos:
A = Adenina;
T = Timina;
C = Citosina;
G = Guanina.
Se fosse possível esticar esta fita, teríamos 2 metros de DNA. As diferentes combinações destas letras - que chegam a mais de três bilhões em cada célula fazem a variabilidade dos seres vivos.
Cromossomos
Sequências de DNA formam os cromossomos. Cada organismo tem um número diferente de cromossomos. O ser humano, por exemplo, tem 46 (recebemos 23 da mãe e outros 23 do pai). Um cromossomo ou cromossoma é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleotídeos (nucleotídeos) com funções específicas nas células dos seres vivos.
Nos cromossomas dos eucariontes, o DNA encontra-se numa forma semi ordenada dentro do núcleo celular, agregado a proteínas estruturais, as histonas, e toma a designação de cromatina. Os procariontes não possuem histonas nem núcleo. Na sua forma não condensada, o DNA pode sofrer transcrição, regulação e replicação.
Durante a mitose (divisão celular), os cromossomos encontram-se condensados e têm o nome de cromossomos metafásicos e é a única ocasião em que se podem observar com um microscópio óptico.
Gene
É a parte funcional do DNA. No caso do Genoma Humano, por exemplo, apenas 3% são formados por genes. O resto é apenas, agrupamentos de proteínas que não contêm nenhuma informação. Os genes, portanto, são sequências especiais de centenas ou até milhares de pares (do tipo A-T ou C G) que oferecem as informações básicas para a produção