tecnologia de dna
A biologia é o ramo da Ciência que estuda os seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo, ou seja o estudo da vida).Trata do conhecimento sobre nós mesmos e sobre o mundo do qual fazemos parte e no qual atuamos.Debruça-se sobre as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas. A Biologia é subdividida em diferentes áreas para aprofundamento dos diversos e complexos aspectos relacionados aos seres vivos, sendo algumas delas: Anatomia, Biologia Evolutiva, Biologia Celular e Molecular, Botânica, Ecologia, Genética, Histologia, Zoologia.
Alguns cientistas com relevantes contribuições em algumas áreas da Biologia foram: Alexander Fleming (médico britânico – descobriu a penicilina), Carlos Lineu (botânico sueco – pai da taxonomia moderna), Charles Darwin (naturalista britânico - teoria da evolução das espécies), Louis Pasteur (químico francês - inventor da pasteurização), entre outros.
1. A Tecnologia de DNA Recombinante 1.1. Introdução de DNA Recombinante
Quando o genoma de uma planta, de um animal ou de um micro-organismo é modificado, alterando-se os genes existentes ou incorporando-se genes de outro organismo, as características ou fenótipo desse organismo também se alteram, resultando em um Organismo Transgênico ou Organismo Geneticamente Modificado (OGM). Se estes genes forem herdáveis, a descendência também será alterada. A Engenharia Genética ou Tecnologia do DNA Recombinante é um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes de quaisquer organismos, manipulando propositalmente o material genético para alterar as características de um organismo de uma forma desejada. O prof. Antônio Paes de