historia
PINTURA:
Os pintores do renascimento italiano, embora ligados a cortes particulares e leais a certas cidades, viajaram por toda Itália, muitas vezes ocupando status de diplomatas e disseminando ideias artísticas e filosóficas. A cidade que é considerada o berço do Renascimento, e particularmente da pintura do Renascimento, é Florença.
O Renascimento na Itália começou de forma gradual e seus primórdios se evidenciam na arte de Giotto. A busca pela precisão cientifica e pelo maior realismo culminou no equilíbrio de Rafael e Michelangelo. A influencia do Humanismo reflete-se na variedade de temas temporais.
Na pintura do Renascimento existe uma grande preocupação com o equilíbrio da composição. Nesta época era muitas vezes utilizada a composição em pirâmide, que era uma composição simples e equilibrada. Outra característica essencial no Renascimento era o naturalismo. Os pintores tentavam representar as paisagens, as pessoas, os animais e todas as coisas com a sua forma original, de maneira mais fluida possível.
A pintura Renascentista caracterizou-se ainda pela introdução de novos temas. Alem dos temas religiosos, surgiram os da mitologia Greco-romana, os do quotidiano e ainda o retrato.
As técnicas de pintura utilizadas eram o “sfumato” que consiste num efeito de gradação de cores, sem contornos, onde os efeitos de luz e sombra dão a ilusão de distanciamento do objeto central da tela; a composição geométrica em pirâmide, cujas figuras são representadas segundo esquemas geométricos que transmitem uma maior equilíbrio; a perspectiva que é a ideia de profundidade, pintando o que esta mais longe em tamanho pequeno e a utilização da mitologia clássica.
No movimento renascentista houveram três fases, são elas:
Trecentismo
No século 14, o renascentismocimento ainda estava concentrado na Itália, mais especificamente em Florença. Seus principais expoentes artísticos eram Giotto, Boccaccio e Petrarca.
As características desse momento foram a