pesquisas
São alimentos geneticamente modificados. Tudo o que forma os seres vivos é controlado pelo material genético, que é um grande conjunto de peças que definem as características de cada ser. O método de transgenia consiste na transferência de genes de um indivíduo para outro, sendo estes normalmente de espécies diferentes. Isso faz com que um indivíduo adquira características do o outro, sendo essas características positivas e/ou negativas.
Onde isso tudo começou
Em 1972, com a descoberta do comportamento da Agrobacterium timafasciens, causadora de uma doença chamada galha de coroa, possuindo um ciclo muito diferente das demais bactérias. A bactéria insere parte dos genes dela na planta hospedeira, fazendo com que a planta passe a produzir um tumor que fornece alimento para a bactéria. Logo, essa é uma transgenia natural, que foi utilizada para veicular genes de um indivíduo em outro.
Aumenta área de transgênicos no Canadá
Pesquisa divulgada pela AgCare, entidade que representa cerca de 45 mil agricultores canadenses, aponta que produtores da região de Ontário, no Canadá, na safra deste ano, estão plantando cada vez mais transgênicos no lugar das variedades convencionais. Comparada com a safra de 2001, houve um grande aumento na aplicação da biotecnologia nas lavouras do país.
Segundo a AgCare, cerca de 50% da soja e do milho cultivados na região de Ontário provêm de sementes geneticamente modificadas, contra 30% e 40%, respectivamente, registrados em 2001. A canola transgênica também registrou crescimento da área plantada e representa hoje cerca 95% da produção, contra 80% em 2001. As características das variedades cultivadas são tolerância ao herbicida ou a pragas.
O crescente uso de sementes originárias da biotecnologia na região resultou ainda na redução do uso de agroquímicos. Um estudo divulgado pelo Ministério de Agricultura do Canadá mostra que, entre 1983 e 1998, o uso de herbicidas e inseticidas diminuiu 40% em na região de