historia e suas relações
INTRODUÇÃo
No estudo e compreensão da história é importante o uso do conhecimento da linguagem e da filosofia e este trabalho ira apresentar a importância dessas relações, para que se forme um bom historiador. Também veremos a interpretação criticada por Gilvan Ventura sobre o fim do império romano, e sua proposta interpretativa.
DESENVOLVIMENTO
relação linguagem e história
Linguagem e história tem uma importante relação, isto porque para ser um bom historiador é preciso ter uma compreensão sobre os modos de percepção e interpretação da realidade e para isso devemos compreender os conceitos essenciais que são a língua e a linguagem. Na historia o modo de contar, o modo de usar as linguagens (seja oral ou escrita) influência a reconstrução dos fatos.
A linguagem é o meio pelo qual nos comunicamos, e a historia é o resgate do passado, é uma reconstrução sobre determinada perspectiva e escolhas, o que inclui a escolha das palavras e o modo de dizer, por que uma palavra mal empregada pode dar um sentido contrário do qual é desejado.
2. 2 FILOSOFIA E A PESQUISA HISTORIGRÁFICA
A filosofia proporciona o conhecimento do mundo, dos deveres, das virtudes e dos costumes e o que representa um vasto material para o historiador.
Segundo Cicero, sem uma formação filosófica, um orador não consegue distinguir o gênero e a espécie de alguma coisa, defini-la ou classifica-la, nem julgar o que é verdadeiro ou falso, distinguir o contraditório e o ambíguo.
O papel da filosofia junto a pesquisa historiográfica se dá porque o historiador necessita das teorias e a metodologia investigativa para interpretar a natureza dos eventos e explica-los. Segundo alguns historiadores como Salústio e Benedito Crocce não pode existir uma historiografia não filosófica.
1. O FIM DO IMPERIO ROMANO
A queda do Império Romano