Historia e Historiografia da Literatura brasileira
“(...) quando falamos em História da Literatura Brasileira, devemos ter em mente que estamos lidando com o segmento dos estudos literários que concentra suas preocupações em apresentar as origens e o desenvolvimento da Literatura nacional. Já a Historiografia da Literatura corresponde ao esforço dos mais variados grupos de estudiosos da área literária que buscaram e, ainda hoje, buscam construir trabalhos de natureza crítica e teórica sobre o tema”.
1 (5,0) – Tomando o fragmento como ponto de partida, explique, com suas próprias palavras, a diferença entre História e Historiografia da literatura brasileira, apresentando o nome de um livro para exemplificar cada um dos dois conceitos.
R: Através do estudo feito na aula 1, a História da Literatura Brasileira abrange todo o conjunto de obras e autores, além dos estilos literários desenvolvidos nacionalmente, ou seja, no Brasil, ao longo do tempo. Por outro lado, a Historiografia tem seu foco voltado para a crítica. Se trata portanto de uma vertente que estuda essa História da Literatura Brasileira formando ponto de vistas individuas sobre um mesmo acontecimento, construindo a partir daí uma fundamentação teórica. Um bom exemplo sobre literatura brasileira é o livro de Machado de Assis, Dom Casmurro. Um exemplo de Historiografia, é o livro de Antonio Candido, chamado: Formação de Literatura Brasileira.
2 (5,0) – “A ação do meio físico na sociologia e na literatura pode-se determinar pelo clima, pelo aspecto geológico e topográfico do país, pela alimentação do povo” (Sílvio Romero). O excerto, originário do livro História da literatura brasileira e extraído da aula 4, exemplifica o caráter determinista da obra de Sílvio Romero. Explique, com um exemplo das aulas dedicadas ao crítico sergipano, como o determinismo se manifestava em seu trabalho