A ludicidade na aprendizagem motora no primeiro segmento
CARVALHO, Willian Moreira Carreiro
Carolina Petruy, professora de Educação Física (PUC-PR), especialista em Educação Física escolar (UFPR-PR), mestranda em Tecnologia em Saúde (PUC-PR) e orientadora de TCC do Grupo UNINTER.
RESUMO
Este trabalho acadêmico irá buscar apresentar aos seus leitores quais são os reais benefícios da ludicidade no desenvolvimento infantil levando em consideração crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. Iremos apresentar essas melhorias no desenvolvimento infantil através de um relatório individual de alguns alunos que serão observados por um mês dentro de escolas neste segmento, sendo observado quais serão as suas melhorias no desenvolvimento através de atividades lúdicas.
Palavras chave: Educação, Lúdicidade, Desenvolvimento, Infantil.
1 INTRODUÇÃO Esta pesquisa foi desenvolvida para analisar como a ludicidade pode intervir no aprendizado da criança em algumas disciplinas, desenvolvendo seus saberes com criatividade e desempenho. Com a ludicidade no primeiro segmento do ensino fundamental, é possível perceber a criança e estimulá-la no que ela precisa aprender.
A palavra ludicidade tem sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogo”. Se achasse confinada a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogo, ao brincar, ao movimento espontâneo, mas passou a ser reconhecido como traço essencialmente psicofisiológico, ou seja, uma necessidade básica da personalidade do corpo e da mente no comportamento humano, as implicações das necessidades lúdicas extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo de modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão (ALMEIDA, 2006).
Os jogos e as brincadeiras estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos,