maganismo

4028 palavras 17 páginas
1 - A ORIGEM DAS INTOXICAÇÕES
O nome manganês vem do latim "magnes" porque supunha-se que o minério de manganês pela sua semelhança com o minério do ferro também teria propriedades magnéticas. Este minério, a pirolusita, é o mais comumente utilizado como fonte de manganês. Sua aparência é a de um material terroso de coloração escura, quase preta, Embora seja bastante endurecido, desprende poeira com muita facilidade.
Há outros minérios como a braunita, a manganita e a hausmanita que também são usados, porém em menor escala. A diferença entre estes minérios está no tipo de composto de manganês envolvido. O principal é o dióxido de manganês mas também pode existir sob a forma de outros óxidos, havendo também formas alotrópicas do metal.
O manganês é um dos elementos químicos mais comuns na natureza, estando largamente distribuído na crosta terrestre seja no solo, como na água e em materiais biológicos. Está presente também nos alimentos, sendo esta a maior fonte de manganês para o homem do ponto de vista do ambiente geral. Em termos de exposição ocupacional, as principais fontes são a mineração e a indústria siderúrgica.
MINERAÇÃO - é feita, principalmente, a céu aberto, e envolve vários tipos e graus de exposições. Uma das operações de maior potencial de poeiras é a perfuração, em geral feita por instrumentos pneumáticos. A quebra e trituração do minério também implica considerável desprendimento de poeira. Já a lavagem, separação, calcinação, sinterização e peletização, embora potencialmente possam envolver risco de exposição, esta não é tão intensa. Uma atividade de risco que não deve ser esquecida é o transporte do minério.
INDÚSTRIA SIDERÚRGICA - Mais de 90 % do manganês produzido no mundo destina-se à fabricação de aço. a propriedade do manganês relacionada com o aumento de dureza e de durabilidade do aço ao qual se houvesse agregado uma certa quantidade de manganês. Esta propriedade deve-se ao seu poder de controle da desoxidação e do conteúdo de

Relacionados