historia A
Que regime politico foi instituído em Portugal a 28 de maio de 1926?(178)
Ditadura militar até 1932/1933
Aponta as causas do fim da ditadura militar em Portugal (1932/33)?(178)
Esta fracassou nos seus propósitos de “regenerar a politica” e de lhe devolver a estabilidade. Desentendimentos entre os militares provocaram uma sucessiva mudança de chefes do executivo. A impreparação técnica dos chefes de ditadura resultou no agravamento do défice orçamental e a adesão entusiástica dos primeiros tempos esmoreceu.
Sintetiza as principais medidas tomadas por António de Oliveira Salazar, desde a sua entrada no governo em 1928. (180)
António de Oliveira Salazar sobraçou a pasta das Finanças com a condição por si expressa de superintender nas despesas de todos os mistérios.
Com Salazar nas Finanças o país apresentou, pela primeira vez num período de 15 anos, saldo positivo no orçamento. Este “milagre” levou-o para a chefia do governo.
Salazar pretendia instaurar uma nova ordem política empenhando-se na criação das necessárias infraestruturas institucionais. Ainda em 1930 lançaram-se as bases orgânicas da União Nacional e promulgou-se o Ato Colonial.
Em 1933 o sistema governativo ficou consagrado por Estado Novo tutelado por Salazar, do qual sobressaíram o forte autoritarismo do Estado e o condicionamento das liberdades individuais aos interesses da Nação.
Haviam slogans de “Estado Forte” e “Tudo pela nação, nada contra a nação”, Salazar repudiou o liberalismo, a democracia e o parlamentarismo e proclamou o caracter autoritário, corporativo, conservador e nacionalista do Estado Novo.
O ditador logrou convencer grande parte do país da justeza da sua política, obtendo apoio de quantos haviam hostilizado a Primeira República e desacreditado na sua acção.
O Estado Novo não deixou de abraçar um projecto totalizante para a sociedade portuguesa. A concretização do seu ideário socorreu-se de fórmulas e estruturas