Regionalização do espaço mundial
A proposta que apresentamos a seguir e mais um contribuição a este debate. Não possui a menor pretensão de ser perfeita. Refere-se ao momento geoeconômico que vivemos e somente deve ser entendida neste contexto. Ao mesmo tempo, buscar contemplar as discussões que tem sido travadas no interior das ciências humanas – em especial da Geografia, é claro – sobre o tema.
Esta proposta de regionalização considera três critérios principais, em ordem de importância, conforme são apresentados a seguir:
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Nível de desenvolvimento social: é o item mais importante. Agrupa os países segundo seus indicadores sociais básicos: mortalidade infantil, escolaridade, esperança de vida, nutrição etc. Para tal é utilizado com base o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) divulgado anualmente pela ONU.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Nível de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico: também bastante importante, diferencia os países segundo o grau de desenvolvimento industrial e tecnológico, tamanho do PNB (Produto Nacional Bruto), rendimento per capita e distribuição de renda, entre outros fatores.
DESENVOLVIMENTO POLÍTICO
Nível de desenvolvimento político interno e importância geopolítica: aqui são considerados o grau de democratização e de participação política e a importância dos países no cenário mundial. Desta forma, os países foram divididos em dois grupos também são hierarquizados.
GRUPOS DE PAÍSES
Possuem um grau razoável de desenvolvimento socioeconômico e político. São economias industrializadas, sediam a maioria das empresas multinacionais e detêm um elevado padrão tecnológico e cientifico. Não raro apresentam um setor agropecuário dinâmico. Não apresentam grandes