regionalização do espaço mundial
A regionalização é a divisão de um grande espaço, com critérios previamente estabelicidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiõs. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias. Qualquer espaço é pode ser regionalizado, isto é redividí-lo. Um país, uma outra região, um estado. Até mesmo as cidades são divididas em regiões. Pode ser região administrativa, natural etc. No plano global o mundo também é dividido em regiões. Cada continente se constitui numa região.
Regionalizar implica em diferenciar partes do espaço geográfico, para isso leva-se em conta diferenças e semelhanças entre determinadas regiões ou grupo de países.
Divisões naturais.
Em continentes. Neste caso é bom frisar que a divisão continental é baseada em critérios humano, as massas continentais não. Continentes são grandes porções de terra que abrigam diferentes formas de vida, vegetação, clima, geografia, sendo rodeado de água. São seis os continentes: América, Áfria, Ásia, Europa, Oceania e Antártica.
Em paisagens naturais. Refere-se às vegetações naturais que ocorrem no planeta, praticamente elas acompanham os tipos climáticos (há outras influência) podemos dividi-las, grosseiramente em: floretas, vegetação arbustivas, vegetações gramíneas e desertos.
Em placas tectônicas.
São as placas que formam a crosta terrestre, elas se movimentam e são responsáveis pela movimentação dos continentes que nunca estão no mesmo lugar. As principais são: Placa Americana, Placa do Pacífico, Placa de Nazca, Placa Indiana, Placa Caraíbas, Placa Eurasiana, Placa Africana.
Em países mais extensos. Apesar de um país ser uma entidade necessariamente humana em seu conceito e em sua fundamentação políco-administrativa, sua extensão é um fator natural. Os países mais extensos são: Rússia, Canadá, China, Estados Unidos, Brasil, etc.
Critérios humanos.
Divisão Norte/sul