Historia Vale
A Vale nasceu em 1942, mais teve inicio bem antes em uma cidade pequena chamada Itabira no Estado de Minas Gerais em 1908. Geólogos brasileiros encontram imensas jazidas de ferro. No ano de 1910, Orville Derby, geólogo apresenta sua pesquisa no congresso internacional na Suécia e de uma hora para outra, muitos estrangeiros desembarca em Itabira.
Mas havia um problema, não adiantava extrair o minério sem ter como escoar a produção, então antes de fechar o negocio os ingleses foram checar as ferrovias da região.
Em 1911 a Brazilian vira Itabira iron ore company limited. Que foi quando os primeiros trens chamados na época de ‘’Maria fumaça’’ começaram a aparecer, por essa necessidade milhares de brasileiros abriam trilha pela floresta, fazendo caminho para os trilhos e surge então a expressão Quadrilátero ferrífero.
1930-Getulio Vargas assume o governo do Brasil e foi só no final dos anos 30 que a Itabira iron consegue extrair seu primeiro minério, mas sem uma rede transporte eficiente a mineradora usa a força de trabalho de burros e jumentos para transportar seu minério.
1940-O primeiro minério de Itabira embarcado no porto de vitoria ficou no fundo do mar por conta de ataques. A segunda guerra mundial foi determinante para a mineração no Brasil, para cumprir com os acordos de Washington que era de fornecer minérios aliados, Getulio Vargas nacionaliza o segmento criando a companhia Vale do Rio Doce.
1942- A Vale produz 40 mil toneladas sendo que atualmente a mineradora produz 40 mil em apenas 1 hora.
Neste mesmo ano os trilhos da estrada de ferro da vitoria minas chegam a Itabira enfim o caminho fica aberto ate o mar.
Com o fim da guerra diminui a demanda internacional por ferro, caindo então o preço do minério brasileiro chegando muitos a acredita que a Vale iria falir. Vendo esta situação de risco a empresa faz grandes empréstimos para investir em minas e em transportes. No fim dos anos 40 a Vale da a volta por cima.
1951- Entram em campo às