Sorteio A Maneira De Escolher 1
SORTEIO
Sorteio é a maneira de escolher (algo ou alguém) de maneira impessoal, deixando por conta do acaso a escolha. A realização envolve, tecnologia, planejamento e envolvimento do público alvo que é o grande objetivo. O cuidado com o procedimento é grande para não haver erros e conta também com a “fiscalização” dos participantes. E é claro como a grande maioria das coisas existem regras que fiscalizam esses sorteios de maneira justa para que não haja frades, e garanta que o sorteio esteja sendo feito de maneira imparcial. Qual quer promoção que envolva a sorte deve ser registrada e deve ser paga uma taxa de 27 mil reais a 66 mil reais independentemente do valor do prêmio. Além disso existe alguns produtos que são proibidos de serem oferecido como prêmios, são eles: medicamentos, armas e munição, explosivos, fogos de artificio ou estampido, bebidas alcoólicas, fumos e seus derivados ou qualquer outro produto que venha a ser relacionado pelo ministério da fazenda.
No caso de concursos culturais, que não precisam de registro, as regras ficaram mais claras:
1. As empresas não podem mais utilizar seus nomes na mecânica, chamada ou nome da promoção. Nada de “Concurso Cultural Nome da Empresa”, e nem mesmo as famosas perguntas “Por que a Marca Y é a melhor?”
2. O prêmio do concurso não pode ser um produto da marca que o realiza. Também não é permitida obrigatoriedade de uso ou de contato com produto para participar.
3. Pagar direta ou indiretamente pela participação, como no caso de “compre 4 unidades do produto tal, envie as embalagens e participe”.
4. Cadastros também não podem mais ser feitos. Inclusive não pode mais exigir que o participante receba material publicitário da marca, ou seja, adeus lista de e-mails criada com promoção.
5. Vincular a campanha a datas comemorativas descaracteriza o concurso, então nada de criar aquele maravilhoso concurso de frases no dia do amigo.
6. E a regra que mais complica os concursos no Facebook é a