HISTORIA EM QUADRINHOS
No universo dos quadrinhos, há uma infinidade de personagens que são reconhecidas por suas características físicas, por seu comportamento e por suas atitudes.
As personagens de quadrinhos quase sempre são desenhadas com traços simples e estilizados.
O desenho do rosto pode expressar a personalidade de uma personagem e também seus sentimentos e emoções.
As histórias em quadrinhos são sequenciais. Embora cada quadrinho seja estático, a sequência deles cria um efeito temporal, como se conseguíssemos ver a passagem do tempo e a movimentação das personagens de uma cena para outra.
O suspense e o humor são dois recursos poderosos dos quadrinhos, poi; mantêm o leitor em permanente estado de alerta, esperando os acontecimentos que vêm a seguir. Numa tira de humor, o leitor espera o desfecho da história, geralmente uma espécie de gag (fala ou situação inesperada) ou de piada.
Os balões são recursos gráficos que servem para indicar ao leitor falas pensamentos e sentimentos das personagens. De acordo com a situação, os balões podem ter vários formatos.
Outro recurso usado para mostrar os sentimentos das personagens é o destaque da palavra. Podem-se usar o negrito, as maiúsculas e os diversos tamanhos ou formatos das letras para expressar suas emoções.
Nos quadrinhos, os traços, as setas e as linhas variadas são recursos gráficos que podem indicar os movimentos corporais das personagens.
Os autores também utilizam símbolos, como bolinhas para indicar que alguém está com sono, gotas para indicar lágrimas ou suor, corações para mostrar que a personagem está apaixonada, entre outros recursos.
As histórias em quadrinhos nasceram nas tiras publicadas em jornais e revistas. Depois, muitas personagens passaram a ter seus próprios gibis, e suas histórias ficaram maiores. Os quadrinhos foram também ampliando seu público, que era inicialmente de crianças, e conquistando jovens e adultos.
Hoje há livros com histórias em quadrinhos