historia dos bairros de manaus
Col. Oliveira Machado Em 1855 o presidente da província determinou a ocupação das terras localizadas onde hoje é o bairro Colônia Oliveira Machado. O objetivo era estabelecer uma colônia agrícola estrangeira, trazendo portugueses e espanhóis para Manaus no fito de produzirem gêneros e abastecer a cidade. A experiência malogrou devido à baixa qualidade do solo e os parcos investimentos, ficando as terras abandonadas por mais de 30 anos. A partir de 1889 o local volta a ser habitado por famílias cearenses, migradas dos rincões do sertão fugindo da calamidade da seca e em busca de oportunidades de trabalho. Assim, em abril do mesmo ano criou-se a Colônia Oliveira Machado para abrigar estas pessoas e propiciá-las à agricultura.
Constantinópolis (Educandos) A origem do bairro Educandos remonta ao ano de 1856 com a criação, através da lei n°60 de 21 de agosto, do Estabelecimento dos Educandos Artificies, instalado onde outrora funcionou a Olaria Provincial, localizada no topo da colina da ilha cercada pelos igarapés da Colônia Oliveira Machado e da Cachoeirinha. Daí o apelido que se cristalizou no imaginário da população, não obstante o bairro ter sido nomeado oficialmente, em 22 de julho de 1907, Constantinópolis, uma singela homenagem ao então governador Constantino Nery.
Presidente Vargas (Matinha) É difícil afirmar a idade exata, assim como a data de fundação do bairro. Sabe-se que em meados de 1947 existia um pequeno aglomerado de casas de madeira e taipa na entrada da Rua Boa Sorte (ou Corre Frouxo, como também é conhecida). Entretanto, comemora-se hoje o dia 15 de setembro como a data simbólica de fundação do bairro, que completa 120 anos