Evolução da Malha urbana - Manaus
FONTE: Adaptado de OLIVEIRA, 2003 apud IGHA - HERRAN, 1897 FONTE: Adaptada de JORGE HERRÁN, 1915. A história em imagens, 2001. FONTE: “Mensagem do Prefeito Municipal, Câmara Municipal de Manaus”,1937, apud Oliveira, 2003. Adaptada.
Evolução da malha urbana
No final do século XIX, a cidade de Manaus traz como traço marcante uma variedade de igarapés que desenhavam sua geografia. A hidrografia desta época possuía uma importância social e cultural muito forte, evidenciada no modo de vida de seus habitantes. Suas longas e abundantes contribuíam para a fertilidade das terras. Durante esse período a existência dos igarapés se moldava a essência da cidade, formando um conjunto de elementos que construíam sua arquitetura (VALLE, 1999)
O rumo do crescimento da cidade que no principio, foi de oeste para o leste, foi modificado em virtude das atividades agrícolas que fizeram secar aos pouco as nascentes de pequenas vertentes de igarapé, bem como de inúmeros e pequenos braços que foram sendo aterrados. Com a economia favorável pela comercialização da borracha, os igarapés começavam a ser encarados como um empecilho para o desenvolvimento econômico da região.
A partir de 1907, com a queda dos preços da borracha, a cidade de Manaus passa a se desenvolver com menor impulso. A partir da década de 80, o crescimento demográfico da cidade passa alcançar níveis nunca antes vistos, ocasionando um