Trabalho de Historia
Ao passo desse crescimento as cidades também tiveram sua aceleração em relação ao tamanho, formando imensas malhas urbanas, ligando uma cidade a outra e criando as regiões metropolitanas (agrupamento de duas ou mais cidades).
Outra poluição presente nas cidades é a atmosférica, proveniente da emissão de gases de automóveis e indústrias, esses gases provocam problemas de saúde, principalmente respiratórios e, por fim, a poluição das águas, pois os dejetos das residências e indústrias são lançados sem tratamento nos córregos e rios, no período chuvoso ocorrem as cheias que dispersam a poluição por toda a área.
Em suma, percebe-se que a maioria dos problemas urbanos é primeiramente de responsabilidade do poder público que muitas vezes são omissos em relação a essas questões, em outros momentos podemos apontar a própria população como geradora de problemas, como o lixo que é lançado em áreas impróprias.
Devemos também compor o nosso estudo com a condição do setor primário ( Agroexportador)que funcionou como pêndulo desse processo, sendo ainda vista na estruturação de cidades do eixo Norte/Nordeste ( Critério político administrativo) ou eixo Amazônia/Nordeste ( Critério Geoeconômico).
As atividades urbanas no país começaram a criar caminhos de evolução onde podemos destacar alguns períodos:
1º 1930 até 1950: No início o período destaca a evolução urbana localizada ( modelo econômico/regional). ex: Cana ( Nordeste).
Ao chegar na década de 40 a acumulação de capital forçou o a