Bairro alvorada
O bairro do Alvorada destaca-se por ser um dos bairros mais populosos da cidade, fica localizado na Zona Centro-Oeste de Manaus e segundo o Decreto Municipal n.º924, de 1995, que instituiu a divisão geográfica da cidade, determinou que fazem parte desta Zona, os bairros e os Conjuntos: D. Pedro I, Planalto (Conj. Campos Elíseos e Conjunto Ajuricaba), Redenção e Bairro da Paz.
A sua população chega a quase noventa mil habitantes. O Alvorada é um dos bairros mais tradicionais e antigos da capital, e conta também com uma enorme diversidade de lojas, o que o torna um bairro residencial e comercial.
História
O Alvorada, localizado na região centro-oeste de Manaus, tem uma história marcada por conquistas advindas do esforço da sua própria comunidade nos primeiros anos da década de 1960.Com a tendência natural de crescimento, o bairro iniciou seu processo de expansão na direção oeste na década seguinte.
A primeira leva atingiu o total de vinte famílias que, por falta de moradia, abrigavam-se à sombra de árvores aguardando a construção "a jato" do seu barracão. As casas foram construídas de quatro ou seis estacas, alguns paus cruzados, palha e, bem ou mal, protegidos do sol e da chuva, os moradores sentiam-se protegidos. Por possuir várias casas feitas de pau e palhas, passa a ser chamado de "Cidade das Palhas".
[pic]
Os moradores mais antigos do bairro contam que o nome Alvorada foi dado pelo locutor de rádio J. Aquino (conhecido popularmente como Carrapeta) quando se referindo ao bairro como um novo alvorecer. Os documentos em poder da paróquia local datam o início dos trabalhos pastorais da igreja em 19 de setembro de 1969 e, a primeira missa celebrada no dia 24 de maio de 1970, pelo padre inspetor Daniel Bissoli, data também da festa de Maria Auxiliadora, originando o nome da igreja, matriz do bairro.
Alvorada atual
Mesmo com todo o desenvolvimento, a comunidade