Historia Do Direito E Direitos Humanos
1-Aspectos introdutórios:
1.1-O homem e a formação do Direito. O Direito em sua origem não era escrito, de conhecimento exclusivo dos aristocratas juízes e de vingança privada. Observa-se que o surgimento de regramentos é uma decorrência natural das relações sociais. Assim é que o Direito evolui acompanhando a evolução cultural. Na atualidade, a evidência está no fato de surgirem novos ramos do Direito à medida que expande o mundo cultural dos povos. Ex: Direito Nuclear, Direito Espacial, Direito das Telecomunicações e etc. Não obstante os sistemas jurídicos contemporâneos, tal como os povos antigos, ainda estão impregnados de valores religiosos. Ex: mundo islâmico.
1.2-O mundo Grego ou Grécia Antiga. Não existe uma data fixa. O uso comum situa toda a história grega anterior ao Império Romano. Tradicionalmente, a Grécia Antiga abrange desde os primeiros jogos olímpicos em 776 a.C. até a morte de Alexandre em 323 a.C., ou ainda, até o advento do Cristianismo no 3° século da Era Cristã. Grécia Antiga X Grécia Moderna
Nunca foi um País cujo nome oficial Estado unificado. é República Helênica. Era um conjunto de cidades-estados independentes entre si. Em razão disso, cada uma delas desenvolveu seu próprio sistema de governo, suas Leis, suas moedas, seu calendário. Essas cidades chamadas de “Polis”.
O Estado constitui seu Povo, Território, Governo Soberano.
1-Sócrates. 470 a 399 a.C.
*Filósofo Ateniense.
*Dedicou-se a Teoria do Parto das Idéias.
*Principais Áreas: Ética. Epistemologia. (Teoria do conhecimento) Virtude.
2-Platão. 428 a 347 a.C.
*Filósofo Grego discípulo de Sócrates.
*Fundador da Academia. (Academia de Platão ou Platônica, considerada a primeira escola filosófica do mundo).
*Dedicou-se a Teoria do Mundo das Ideias. (Mito da Caverna)
*Áreas de interesse: Ética Política. Teoria do conhecimento. 3-Aristóteles. 384 a 322 a.C.
*Filósofo Grego que nasceu em Estagira – “O Esta