5 PARÂMETROS DO NÍVEL FONOLÓGICO DA LIBRAS
CINCO MÉTODOS
DO NÍVEL FONOLÓGICO DA LIBRAS
Palmas – TO
Outubro de 2014
SAMANTHA ASSAKAWA LUDGERO DA SILVA
CINCO MÉTODOS
DO NÍVEL FONOLÓGICO DA LIBRAS
Trabalho do curso de Biomedicina, do
Centro Universitário Luterano de Palmas
(CEULP/ULBRA) da matéria LIBRAS.
A pedido da Prof. Débora Guedes.
Palmas – TO
Outubro de 2014
INTRODUÇÃO
Uma semelhança entre as línguas é que todas são estruturadas a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas, ou seja, todas possuem os seguintes níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O nível fonológico é o que abrangerei neste trabalho.
CONCLUSÃO
Vê se que a Libras é uma língua que cada dia mais tem conquistado seu espaço. É uma língua o qual possui uma estrutura gramatical e regras a serem seguidas. Não é simplesmente fazer um gesto, mas é se comunicar através de gestos, com o movimento certo, no local certo e com a expressão fácil e/ou corporal adequada, constituindo assim o sinal.
CINCO PARÂMETROS DO NÍVEL FONOLÓGICO DA LIBRAS
Muitas pessoas acreditam que a língua de sinais são somente um conjunto de gestos que interpretam as línguas orais, mas não é bem assim. Pesquisas vem mostrando que as línguas de sinais são comparáveis em complexidade e expressividade a quaisquer línguas orais.
A libras, como toda língua de sinais, é uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza como meio de comunicação movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão; diferenciando-se assim da língua portuguesa. A língua portuguesa é de modalidade oral-auditiva, o qual utiliza-se como meio de comunicação sons articulados percebidos pelos ouvidos.
No português os sons que são emitidos pelas palavras quando falamos são denominadas fonemas, eles se combinam para formar morfemas e estes as palavras. Na língua portuguesa por exemplo os fonemas