HISTÓRIA DO DIREITO E DIREITOS HUMANOS
CURSO: DIREITO
HISTÓRIA DO DIREITO E DIREITOS HUMANOS
MANAUS
2014
Itallo Raniery Garcez Albuquerque
RA: C1831B-0
SISTEMA DE CASTAS DA ÍNDIA
Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas dos 2º/1º semestres, do curso de Direito da Universidade Paulista, sob orientação da Professora Edith Falcão.
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
O Sistema de Castas na Índia, apesar de ser condenado pela Constituição de 1950, é tão antigo e tradicional, que a força da prática adotada ao longo de séculos permite que esta cultura permaneça mais viva do que nunca, embora hoje ela prevaleça mais nas áreas rurais. Índia ainda hoje é conhecida (em parte através da mídia televisiva) por seu sistema de castas. Por volta de 2 mil a.C. a sociedade indiana passou por um processo de organização resultando na criação de quatro castas que representariam partes do corpo de Brahma, uma das principais divindades do hinduísmo (Brahma faz parte da chamada Trimurti que seria uma tripla divindade suprema formada por: Brahma, que representa a criação do universo; Vixnu, que diz respeito a conservação do universo; e Xiva, que representa a destruição).
SISTEMA DE CASTAS DA ÍNDIA
Apesar de a Constituição Indiana ter abolido o sistema de castas há mais de 50 anos, a divisão social baseada nas crenças do hinduísmo ainda persiste na Índia, que tem hoje mais de 2 mil castas e 20 mil subcastas. Essa forma de divisão não tem a ver com as posses materiais de um indivíduo, mas com fatores sociais, como a linhagem e a ocupação da família. O Sistema de Castas da Índia é formado, portanto, quatro castas: brâmanes (a boca de Brahma) compostos pelos sacerdotes, filósofos e professores; xátrias (os braços) que eram os guerreiros e governantes; vaixás (as pernas) que dizia respeito aos comerciantes e agricultores; e por fim, sudras (os pés) que eram os artesãos, operários e camponeses. Não existe mobilidade social nesse sistema e o casamento