Historia do direito no brasil
Disciplina de Antropologia Jurídica do Rômulo De Morais E Oliveira –
Aluna: BIANCA SEPÚLVIDA MINGHINI DA SILVA.
DIREITOS HUMANOS.
A complexidade dos direitos humanos é maior do que imaginamos, pois o conceito varia devido à cultura de cada povo.
A antropologia jurídica esta interligada com os Direitos humanos, pois sua real disposição é entender os preconceitos culturais dos povos autóctones, criando assim pontos e articulações entre os campos de saber e as práticas sociais. Devido à cultura ser um processo dinâmico, que se modifica conforme novas culturas, e com o passar do tempo. De tal modo faz com que a humanidade entenda e aceita a variedade de culturas.
A questão é que devido a várias culturas, havendo nessas culturas uma divisão dos direitos em dimensões, que são construídos historicamente, podendo variar conforme os fatos históricos e políticos de cada época. Tendo dificuldade para a aplicação dos direitos, pois algumas práticas culturais não são aceitas em determinadas sociedades.
Diante deste assunto o que não falta é exemplos, mas o que chama muita atenção é em relação a mutilação genital feminina, que é comum em vários países , e varia os motivos a qual esta prática é aplicada, alguns é por higiene e saúde das mulheres, razões interligadas a fidelidade feminina, a purificação, porém, segundo seus usos e costumes e tradição, isso é normal, o difícil e lidar com o etnocêntrico, pois cada um tem um conceito de valor e justiça. Mas, antes de questionarmos, criticar ou defender, temos é que analisar os motivos a qual essas práticas são realizadas.
Por cada povo tem o conceito, a universalidade dos Direitos Humanos, uma convivência comum, complicaria a aplicação sendo que é difícil e lidar com o etnocêntrico.
A solução seria como Barreto (2007, p. 7), que defende que tem que haver a liberdade cultural, onde implicaria oferecer a