Historia do Direito Filme Desmundo
“O filme Desmundo”
O filma retrata a sociedade de época por volta de 1570 - époça da colonização da desbravamento. Nesta época as mulheres era objetos com a finalidade de servir os marido , em todos os sentidos.
A igreja católica detinha o poder e a tarefa de intervir nas decisões de cada vila e seu senhores. A igreja via o relacionamento do homem branco com os negros e/ou índios como pecado e uma ofensas aos propósitos divinos, portanto mandou que trouxesse para o Brasil órfãs para serem desposadas pelo bandeirantes.
A jovem Oribela , uma órfã muita católica, não aceitava e a todo momento rezava e aplicava-lhe punições como forma de se punir pelo pecado que eles estavam cometendo. Após se casar com Francisco Albuquerque , um homem rústico e rude, Oribela passou a ver o casamento com angustia e isolamento e a todo momento destratada pela sogra e mantendo relação forçada com o marido, ela não viu outra maneira senão o pensamento de tentativa de fuga. Em sua primeira tentativa, sem sucesso, seu esposo a encontrou e aplicou-lhe um castigo severo além de ser agredida bruscamente por ele e ser acorrentada por Francisco com intuito de aplicar-lhe uma lição de quem detinha o poder.
Em sua segunda tentativa de fuga Oribela se encatou pelo Ximeno, que fazia barganhas com os senhores, mas não por muito tempo, pois os dois foram descobertos por Francisco que o matou e um duelo.
Oribela vendo que suas tentativas de fuga não seguiam bem sucedida teve que que se conter a realidade que fora obrigada a viver e assumir o seu papel esperado para aquela sociedade à época que estava vivendo. Ela assumira a “ condição de esposa” e terminou por dar um filho a Francisco de Albuquerque.