Historia do direito brasileiro
Carlota era uma jovem que foi prometida à D JoãoVI ainda menina, e quando chega à Portugal e conhece seu prometido sofre uma imensa decepção,tendo ainda que conviver com uma sogra louca, e um marido exagerado, esnobe e um vulgo glutão isso gera infidelidades, brigas,.
Com o bloqueio continental e a pressão que Portugal sofria da Inglaterra e da França para firmar aliança D João VI optou por manter as relações econômicas com a Inglaterra, que além de ter o melhor exército da época era o único pais realmente industrializado, podendo assim trazer para Portugal mais benefícios. Uma vez decidida a aliança, o próximo passo era afastar-se de Napoleão, trazendo para o Brasil a família real e os nobres.
Com a chegada da família real ao Brasil começa a história intrigante dessa mulher exagerada, inteligente, briguenta e vingativa que despertou curiosidade entre os habitantes da colônia brasileira Carlota foi uma mulher avançada para o seu tempo, pois tinha ambições políticas, tendo participado de várias conspirações, inclusive para assumir o trono de Portugal. Foi uma mulher que queria invadir os espaços masculinos, disputar politicamente com os homens, romper com a imagem de virgem, mãe e esposa para ser ela mesma. Com romances fora do casamento conhecidos por todos, que eram motivos de chacotas com D João VI.
O filme se passa inserido em vários contextos históricos brasileiros, de maneira sarcástica e cômica, entre estes fatos podemos destacar. • O casamento de João com Carlota e sua fatídica lua de mel. • A morte do rei e de seu irmão primogênito José que lhe confere o título de príncipe regente. • A loucura de rainha de Portugal, Maria I. • A decadência da monarquia europeia e as ações nefastas de Napoleão. • Os 365 sapatos que a mãe de Carlota enviava todos os anos. • As disputas de poder entre João e sua esposa, seu fracassado casamento, os filhos e suas aventuras e desventuras em terras brasileiras.