historia de laura
CAMPUS MAFRA/RIO NEGRINHO
CURSO DE PSICOLOGIA
ALESSANDRA MARTINS LOPES
O FATASMA DO ABANDONO (A HISTÓRIA DE LAURA)
Mafra
2013
ALESSANDRA MARTINS LOPES
OFANTASMA DO ABANDONO
(A HISTÓRIA DE LAURA)
Trabalho apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina de Psicanálise do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado – Unc Mafra. Sob a orientação do professor Luiz Henrique Ramos.
Mafra
2013
O FANTASMA DO ABANDONO
HISTÓRIA DE LAURA
Laura foi abandonado pelo pai aos seis anos e aos treze anos cuidou de sua família (irmão e mãe). Aos dezesseis anos, ela ficou grávida de Martin, que não assumiu a gravidez, e ela decidiu abortar dolorosamente. Trabalhou toda a sua vida e foi dedicada à medicina. Com trinta anos conheceu Sergio com o qual formaria uma família, mas ao longo do tempo Sergio não a desejava mais e decidem se separar, ambos foram informar sua filha.
Depois de sua separação, se deparou com o medo de ir a eventos sociais por se sentir sozinha. Além do medo dos homens, pois estavam todos igualmente horríveis. Ela tem toda a dor guardada pelo que aconteceu com seu pai e quando chegou a hora de vê-lo, ficou com piedade do mesmo por estar mal vestido e mal cuidado, e não falou tudo o que tinha vontade de desabafar. Outro sentimento, era de não estar gostando da forma que tomara seu corpo, que não era o mesmo de quarenta anos atrás. Superou seu medo, quando conheceu Marcelo, um novo homem em sua vida.
Ela sempre foi uma lutadora na vida, com quedas, mas continuou, e fica evidente que, com a ajuda do analista, tomou-se mais forte, pois no decorrer da história apresentou-se com várias inseguranças e mecanismos de defesa, onde o analista lhe mostrava e apontava seus sentimentos. A análise foi baseada em