Historia de israel
De acordo com a bíblia a história de Israel iniciou com a migração dos patriarcas na Mesopotâmia para a Palestina mais ou menos no ano 2.000 a.C. Entretanto, esse marco cronológico não é estanque, pois, suas origens encontram-se espalhados por diversos pontos, a exemplo do Egito e da Mesopotâmia, aproximadamente nos primeiro séculos do terceiro milênio. De fato, os hebreus chegaram um pouco tarde no palco da história, onde já tinham passado vários povos de diversas culturas.
Antes do início da história, no antigo Oriente era possível encontrar aldeamentos permanentes, o que correspondeu ao fim da idade da pedra, do oitavo até o sétimo milênio a. C. Antes desse período os homens viviam em cavernas. Embora a transição da vida dos homens nas cavernas para aldeamento não faça parte deste assunto, é importante frisar que as planícies do Vale do rio Nilo já eram pelo homem. Eles viviam inteiramente da caça e da pilhagem.
Aproximadamente no nono milênio foi dado os primeiros de uma economia de produção de alimentos, pois foi apreendido que os grãos poderiam ser cultivados e os animais domesticados. Porém, foi só no período neolítico é que se completou a transição da habitação das cavernas para a vida sedentária com os primeiros aldeamentos, dando início a marcha da civilização.
O mais importante aldeamento permanente para estudos bíblicos é os aldeamentos encontrados nas Colinas de Jericó, que foi colonizada aproximadamente 8.000 a.C. Lá pôde-se identificar que existiam simples cabana que cederam lugar a cidades permanentes. Da extrema profundidade de seus escombros, eram de aproximadamente catorze metros. Estas cidades eram protegidas por fortificações de pedra.
Algumas figuras de mulheres feitas de argila e animais domésticos apontam para a prática do culto da fertilidade, eram deuses montanheses, em grupos de três formavam a antiga tríade, a divina família, pai, mãe e filho. Também, foram encontrado esqueletos humanos, possivelmente, eram