HISTÓRIA DE ISRAEL
HISTÓRIA DE ISRAEL
ISRAEL
A história de Israel começa há quatro mil anos com Abraão. Achados na Mesopotâmia que datam da primeira metade do segundo milênio a.C., confirmam a vida nômade, tal como relatada no livro de Gênesis. A descendência de Abraão com Jacó, que devido à fome, emigraram para o Egito, tendo em vista que já estava lá José, vendido como escravo pelos seus irmãos, depois da morte de José o povo torna-se escravo. A libertação do povo da escravidão foi sob liderança de Moisés, mas por desobediência a Deus e falta de fé todos os israelitas com mais de vinte anos peregrinaram pelo deserto do Sinai até a morte sem conquistar a terra prometida.
A CONQUISTA DE CANAÃ
A CHAMADA DE JOSUÉ
A Promessa Divina Após a morte de Moisés, Deus chama Josué para levar a segunda geração de israelitas à conquista de Canaã, “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” (Js 1.2). Deus faz uma promessa a Josué, “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.” (Js 1.5).
Condições Propostas e a Aceitação dos Israelitas Para que Josué e os israelitas da segunda geração conquistassem a Terra da Promissão, Deus ditou quatro requisitos. Estes requisitos estão enumerados em Josué 1.6-9:
1. “Sê forte e corajoso...” (v.6)
2. “... sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda lei...” (v.7)
3. “... medita nele (o Livro da Lei) dia e noite...” (v.8)
4. “... não temas, nem te espantes...” (v.9) Deus não deu instruções militares para eles, Ele mostrou as diretrizes da Fé para uma vida vitoriosa e bem sucedida. A geração de Josué aceitou com fé e entusiasmo a promessa de Deus, respondendo o mandado divino com as seguintes palavras: “... tudo quanto nos ordenastes faremos e aonde quer que nos enviares iremos.”