História de israel
Introdução
Teologia do povo de Israel
HISTÓRIA
I – Período Vétero -Testamentário
II – Período Inter Testamentário III – Período Neo-Testamentário IV – Período Histórico
V – Período Moderno
Introdução
"Bem-aventurado és tu, o Israel ! Quem e como tu..." (Dt 33.29)
Há três denominações diferentes para a descendência de Abraão: Hebreus, provavelmente por ser Abraão descendente de Éber (Gn 11.14-17). Israelitas, relativo a Israel, nome recebido pelo patriarca Jacó, após seu encontro com Deus no vau de Jaboque (Gn
32.27,28). E por último judeu, relativo a Judá, um dos doze filhos de Jacó ao qual foi prometido o cetro do reino (Gn 49.10). Sendo assim, não há qualquer diferença na designação deste povo. Paulo usou para si as três denominações (Fl 3.4; Rm 11.1; 1 Co 9.20).
Este foi o povo especial de Deus, com o qual ele fizera um pacto através de Abrãao (Gn
15 e 17), para dar-lhe a terra de Canaã e abençoar através dele todos os povos da terra (Gn
12.1-3). O propósito desta eleição foi usar Israel como o canal para espalhar sua salvação por todos os cantos da terra. As Sagradas Escrituras foram primeiro confiadas a eles (Rm 3.2). A eles primeiro coube a adoção de filhos, as manifestações da glória de Deus, as alianças, a lei divina, o culto e promessas (Rm 9.4). Também coube a eles a tarefa de ser o povo do Messias, o Ungido (Rm 9.5).
Tudo isto os torna constante objeto da preocupação de Deus em toda a Bíblia, tornando obrigatório estudar e entender o plano de Deus para este povo.
Teologia do Povo de Israel
Podemos resumir a questão teológica referente aos judeus em uma pergunta: Há ainda algum propósito de Deus específico para este povo, após o surgimento da Igreja Cristã ou eles serviram apenas até o início desta era, não havendo mais significado para sua existência como nação ?
Alguns afirmam que a nação de Israel teve um papel provisório como instrumento dos propósitos