Historia das rela oes internacionais
Esamc II – Relações Internacionais – Noturno – 2° Semestre
Historia das Relações Internacionais
HEGEMONIA COLETIVA E EQUILIBRIO: A CONSTRUÇÃO DO MUNDO LIBERAL
CAMPINAS
2015
RESUMO
O marco inicial das relações internacionais iniciou em 1815 com o Congresso de Viena, composto pela Grã Bretanha , Rússia, Prússia e Áustria.
Seus principais fundamentos eram as determinações politicas e estratégicas entre países europeus ao resto do mundo predominando pelas relações econômicas.
A transição para o sistema internacional se iniciou muito antes do século XIX.
Desde Revolução Francesa XVII, liberada por Bonaparte, havia movimentação do processo de Relações Internacionais.
Na idade média, a Europa concebia as relações entre povos como: assírio, persa, grego, o macedônico, o indiano e o chinês. As relações eram basicamente comerciais entre eles.
No século XVI ao XIX a sociedade europeia passaria por dois grandes desafios. O primeiro foi a resistência das relações internas, que pareceria emergir algumas situações estratégicas. E o segundo envolvia as relações com sistema do lado de fora e a economia.
Enquanto os Europeus amadureciam seus sistemas de fazer relações internacionais, outros continentes iniciariam suas movimentações economicamente e internacionalmente.
As relações internacionais do século XIX tiveram principio comum e cultural. Para compreender essas relações, foram denominadas de Concerto Europeu, que tinham em seu fundamento suas próprias ideias e as noções de equilíbrio do poder nas relações internacionais, onde a ambição de grandes potencias eram seus maiores focos.
Ao se tornar uma sociedade mundial e internacional, a Europa montou um efetivo sistema de dominação.
Com a independência dos Estados Unidos e rumores na Austrália e na África de independência, a Europa começou a se fechar , assim não abrigando em sua cúpula internacional outros países.
Concerto Europeu haveriam de implantar a