Historia da teoria da administração
A administração científica representa uma primeira aproxima teórica aos estudos da administração empresarial e localizou-se inicialmente no nível do trabalho individual de cada operário, tomado isoladamente. Ate então, a escolha do método de trabalho era confiada ao próprio operário que se baseava na sua experiência pessoal anterior para definir como iria realizar suas tarefas.
Como consequência, as indústrias americanas revelaram uma profunda disparidade de métodos de trabalho, pois cada operário tinha um esquema pessoal de trabalho, o que dificultava a supervisão, o controle e a padronização de utensílios e ferramentas de trabalho. Taylor procurou tirar o operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa – no que foi bem sucedido para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas. Essa administração das tarefas se assentava na organização racional do trabalho para definir o método (the best way) pelo qual o operário poderia se tornar eficiente em suas atividades. Simplificação e padronização tornaram o trabalho mais eficiente. Daí a fragmentação das tarefas para permitir a especialização do trabalhador.
Taylor e seus seguidores se preocuparam em construir um modelo Ed administração com base na racionalização e no controle da atividade humana; uma espécie de engenharia ligada a administração. Ao buscar uma produtividade sempre maior, a administração cientifica concentrou-se na tecnologia de produção em massa, cujos princípios se apoiam em conceitos ligados ao