Analise antropológica do filme elo perdido
Questão:
Com base nos textos e nas aulas expositivas que versaram sobre a origem da Antropologia e a Teoria Evolucionista (Séc. XIX), no contexto europeu, elabore um texto reflexivo em torno da ideia do Determinismo Biológico (embasado nos conhecimentos biológicos), que provava que os seres humanos existentes fora da Europa eram considerados selvagens. Traga exemplos e passagens do filme para ilustrar suas ideias.
Resposta: De acordo com o que estudamos e vimos no filme, fica bem claro a ideia do determinismo biológico. No começo do filme assim que se capturam os pigmeus, James distingue os sexos dos pigmeus como macho e fêmea, os colocando-os como seres inferiores e sem nenhum ligamento com os seres humanos. Isso fica claro na hora que a Elena fala que eles não iram sobreviver fora do seu habitat e James diz que não importa, pois ele teria os corpos para fazer sua pesquisa e comprovar que aqueles selvagens eram a primeira evolução humana, após os macacos.
Assim que chegam á Europa, os pigmeus são presos em um cativeiro para que os três médicos escoceses pudessem estudá-los e assim comprovar sua tese, de que os selvagens capturados eram o elo perdido entre os animais e os seres humanos.
No decorrer da historia Toko começa a imitar alguns gestos que Jamie fazia, mostrando que tinha um nome. Estabelecendo um contato entre Jamie e os pigmeus Toko e Likola. Após Toko ter montado uma armadilha para um dos pesquisadores, ter matado um homem com uma arma de fogo e ter fugido com sua companheira. Os senhores da região queriam matar o casal de selvagens e Jamie não deixou. Fazendo um acampamento para os dois no mato. Assim que começam a construir a casa do jovem casal, Toko faz um ritual para poder morar na sua nova residência, mostrando que sua tribo tinha cultura, rituais e crenças. Jamie começa a ver que estes pigmeus têm sentimentos, inteligência e cultura própria. Jamie tenta mostrar para seus companheiros que eles estão errados, mas os dois o