Contabilidade
A presente obra vem expor sobre a história da contabilidade, principais fatos do surgimento da contabilidade no Brasil, evolução da contabilidade no Brasil, da interferência da legislação, dos principais dispositivos legais a respeito, além de expor a instituição da estrutura conceitual básica da contabilidade, os princípios fundamentais da contabilidade segundo a CVM/IBRACON, do modelo do conselho federal de contabilidade e por fim da estrutura conceitual da elaboração e apresentação das demonstrações contábeis da deliberação do CVM 539/2008 e da resolução CFC 1.121/2008.
DESENVOLVIMENTO
contabilidade no brasil
História e principais fatos do surgimento da contabilidade no Brasil.
Nos primeiros tempos da humanidade havia apenas o senso do coletivo em tribos primitivas. O estabelecimento de um habitat permitiu a organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio chegou a