HISTORIA E EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Curso de Engenharia Civil
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Antonio Geraldo G. Loiola Neto
Caio Henrique Portela Azevedo
Fortaleza – 2012
1a Fase: Ênfase nas tarefas – Métodos de Trabalho e Eficiência.
Taylor e a Administração Científica:
Observação e Mensuração
Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo, à ciência. Sua obra deve ser analisada, principalmente, pela importância da aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas de organização, no sentido de baixo para cima.
Método – Tempos e Movimentos (Tempo Padrão)
Analisa a determinação científica de um Tempo Padrão levando em consideração o ritmo de trabalho, a fadiga, as tolerâncias pessoais e a freqüência. Tem como base o processo a operação e seus elementos. É a ferramenta básica da Organização e Racionalização Industrial.
Incentivo Salarial para aumentar Eficiência
São os problemas de salários, estudo do tempo, definição de tempo- padrão, administração das tarefas. Os trabalhadores acreditavam que seu esforço, beneficiava somente o seu patrão, com isso eles não se empenhavam no trabalho; a forma de pagamento fazia com que eles acreditassem nisso.
Para resolver isso surgiu a possibilidade, dos empregados começarem a ter participação nos lucros, ganhar bônus da empresa e aumento de salário. Taylor achava que se cronometrasse o tempo máximo de trabalho e medisse espaço que o homem precisa para executar uma tarefa com eficiência, pouparia mais tempo e assim subiria a produção e o lucro da empresa.
Esse sistema foi a base para o começo da administração de tarefas, foi com ele que começaram a selecionar trabalhadores, dando pagamentos de incentivo. Com a