Historia da Psicologia
1. Por trás de qualquer produção existe uma história. A Psicologia de cada época foi influenciada pelo momento histórico em que aconteceu.
2. Psicologia entre os Gregos Séc VIII A.C. Construção das primeiras cidades-estado. Pólis: Tróia, Atenas, Esparta. Conquistas de novos territórios que geraram riquezas e crescimento, exigindo soluções práticas para arquitetura, agricultura e organização social. Tais avanços permitiram que as pessoas se ocupassem das coisas do espírito. É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar a Psicologia.
3. Gregos Psyché- alma - Logos - razão Psicologia - estudo da alma. A alma ou espírito era concebida como a parte imaterial do ser humano, responsável pelo pensamento, sentimentos, desejos e percepções.
4. Gregos Pré- socráticos (antes de Sócrates) Oposição entre idealistas (a idéia forma o mundo) e materialistas (a matéria que forma o mundo já existe antes da percepção). Sócrates- 469-399 A.C. Atenas A principal característica humana é a razão, que separa o homem dos outros animais. A razão permite o homem controlar seus instintos.
5. Gregos Platão 428- 348 A.C. Atenas Definiu o lugar da razão no corpo. A alma se encontra na cabeça. A medula é o elo de ligação da alma ao corpo. Quando alguém morre, a matéria desaparecia e a alma tornava-se livre para habitar outro corpo. A alma era separada do corpo.
6. Gregos Aristóteles- 384-322 A.C. Atenas Alma e corpo não podem ser dissociados. Psyché seria todo princípio ativo de vida. Tudo aquilo que cresce, se alimenta e se reproduz possui uma alma.
Vegetais- alma vegetativa, responsável pela alimentação e reprodução.
Animais- alma vegetativa e sensitiva, responsável pela percepção e movimento.
Homem- alma vegetativa, alma animal e alma racional, que tem função pensante.
7. Gregos Da anima- primeiro tratado em Psicologia 2.300 anos antes da Psicologia científica, já existiam 2 correntes: Platônica: alma imortal e separada do