Historia da psicologia
De acordo com o tema pesquisado ‘Raízes Filosóficas e Fisiológicas da Psicologia – Filosofia e medicina na antiguidade’, produzimos um breve vídeo a fim de expressar nosso entendimento sobre o assunto. Vamos representar as correntes filosóficas como epicurismo, estoicismo, ceticismo e neoplatonismo através de exemplos da atualidade para que as associações fiquem de fácil compreensão e bem humoradas.
• Epicurismo: exemplos de cada classe dos prazeres de acordo com Epicuro (Prazeres naturais e necessários: cena de uma pessoa com sede bebendo água; prazeres naturais mas não necessários: cena de pessoa comendo, mas com muita variedade de comida, fartura e glamour desnecessários; prazeres não naturais e não necessários: cena de uma pessoa com muitas sacolas de roupas, acessórios, perfumes.)
Explicação: ‘’O homem feliz deve saber escolher sempre prazeres que neutralizem a dor e reduzem a perturbação do espírito’’.
• Estoicismo: Cena de uma pessoa lendo muitos livros para representar o pensamento de Zenão que a paz de espirito só é alcançada quando se tem o conhecimento.
Explicação: ‘’No estoicismo para alcançar a paz de espírito é necessário conhecer a verdade e a certeza absoluta’’.
• Ceticismo: Cena de uma pessoa rasgando papéis com títulos como ‘Teoria de Sócrates’, ‘Teoria de Platão’ simbolizando o pensamento de Pirro: todas as teorias até então estudadas foram rompidas, situando-se no marco zero da verdade.
Explicação: ‘’O ceticismo é considerado a filosofia de ruptura, já que nasce em um momento em que a consciência perde algumas verdades e não encontra outras, situando-se no marco zero da verdade’’
• Neoplatonismo: O pensamento de Plotino é representado através da cena das folhas sendo coladas simbolizando a reafirmação das diversas teorias apresentadas pelas diferentes escolas em maneiras de chegar a um mesmo ponto comum: princípios morais fundamentais.
Explicação: ‘’A volta de vários pensamentos, em especial o pensamento