Historia da politica do sus
Marly Marques da Cruz
O Capítulo 2 da Parte I compreende os fundamentos teóricos e conceituais e os marcos legais de proteção social que propiciaram a constituição da saúde como um direito. Está dividido em duas partes: a primeira é referente ao histórico do sistema de saúde brasileiro; a segunda corresponde ao sistema de proteção e de direito à saúde. Este capítulo tem por objetivo apresentar as origens e a evolução do sistema de saúde brasileiro considerando os marcos da proteção social e do direito à saúde, caracterizar os marcos teóricos e conceituais que fundamentaram a reforma sanitária e deram origem ao Sistema Único de Saúde (SUS), bem como discutir os princípios e diretrizes do SUS com base na concepção de extensão dos direitos no setor saúde. Com o intuito de proporcionar leitura e aprendizado dialogado e motivador, procuramos trabalhar o Capítulo 2 com atividades que, na realidade, são um convite para você começar a refletir sobre as temáticas centrais. A intenção é que você possa problematizar sobre os pontos sugeridos, fazer uma aproximação com os conceitos e com a sua realidade e, posteriormente, retornar a eles na leitura ou em alguma outra atividade de síntese.
Histórico do sistema de saúde brasileiro
Para iniciar o estudo deste tema, sugerimos que você realize uma atividade para recuperar o que lembra dessa história da qual você também faz parte.
Q ualificação
de
G estores
do
sus
Para praticar
Faça suas reflexões a respeito das seguintes questões: • Como estava estruturada a rede de assistência à saúde antes do SuS e quem tinha acesso a essa rede? • Quem financiava a saúde? • Do ponto de vista do acesso, o que mudou com a consolidação do SuS? • De acordo com os períodos apresentados nos textos de leitura complementar e no vídeo sugeridos no capítulo 1, como podemos relacionar as conjunturas político-econômicas à conformação dos diferentes modelos de