historia da pedagogia Comenius
Nascimento: 28 de março de 1592, Morávia, República Checa
Falecimento: 15 de novembro de 1670, Amsterdão, Países Baixos
Educação: Universidade de Heidelberg
Obra: A escola da infância
Filhos: Dorota Kristina Komenská, Elisabeth Comenius, Daniel Komenský, Zuzana Komenská
Cônjuge: Jana Gajusová (de 1649 a 1670), Marie Dorota Cyrillová (a 1648).
Ele foi educado em um núcleo familiar protestante, no interior da igreja dos Irmãos Morávios, que adotava a linha de Jan Huss, dentro de um padrão de estrita humildade, singeleza e princípios inflexíveis e devotos.
Esta formação espiritual marcou decisivamente a mente de Comenius e o inclinou a seguir a vocação teológica. Ao completar 12 anos ele viu sua família deixar a vida; órfão, conheceu a educação desprovida de afeto, a rigidez do sistema escolar, com a imagem terrível do professor despótico, as lições pretensamente dogmáticas, dotadas de uma verdade absoluta, as temidas palmatórias e a característica severidade. O garoto recebe, neste ambiente lúgubre, tão somente os rudimentos da arte de ler, escrever e contar.
Estes elementos compõem a infância e a juventude de Comenius, e é justamente a forma como eles marcam seu espírito que o levam a desenvolver os alicerces do que ele considera a Didática Moderna, sistematizada em sua obra principal Didática Magna. O escritor se converte, então, no primeiro educador ocidental a privilegiar a interação entre os pólos instrução/aprendizagem, do ponto de vista das distinções entre estes princípios. Sua teoria era, sem dúvida, inovadora para a época, o século XVII.
A fatalidade parecia perseguir este pensador; convertido, aos 26 anos, em pastor da Igreja que sempre frequentou, passou a residir em