historia da medicina
CLAUDIO GALENO
Galeno de Pérgamo, também conhecido como Cláudio Galeno de origem grega, nasceu por volta de 129, na cidade, estudou filosofia e medicina. Após inúmeras viagens de estudo, adquiriu grande experiência atuando como médico de gladiadores, em Roma, onde também foi médico de Cômodo, herdeiro do trono do imperador Marco Aurélio.
Não é surpresa que Galeno e outros grandes estudiosos antigos cometessem erros ocasionais. O próprio Galeno abria e estudava entranhas de vacas, porcos e macacos, mas provavelmente não a de seres humanos, já que a tradição e a religião o proibia severamente. Desta forma Galeno é também um precursor da prática da vivissecção (é o ato de dissecar um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológica) já que até então eram utilizadas ilustrações anatômicas feitas por artistas da época como Leonardo da Vinci que através de seus estudos anatômicos, ultrapassou os conhecimentos dos artistas de sua época, pois, ao observar o interior do corpo humano, viu de perto as características dos seus músculos e dos seus órgãos vitais, e mais ainda, tentou e conseguiu entender e dar explicações lógicas sobre os seus movimentos, sobre as suas ações e sobre as suas funções.
Tal atitude opressora se aprofundou durante a Idade Média(476 até o ano 1000), período que se destacou por :
Fortalecimento do cristianismo e crescimento do poder da Igreja Católica
Formação do feudalismo( sistema econômico, político e social fundamentado na propriedade sobre a terra, que pertence ao senhor feudal que cede uma porção dessa terra ao vassalo em troca de serviços ocasionando uma relação de dependência.
Poder descentralizado e fragmentado - força política e econômica nas mãos dos senhores feudais;
Sociedade estamental e hierarquizada em ordens: clero