HISTÓRIA DE MEDICINA
Curso de Medicina
Módulo: Estudo da Medicina
AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DO MÓDULO ESTUDO DA MEDICINA
Aluno:
, 1 de Junho de 2014
TAREFA: Realizar um relatório acerca dos conteúdos abaixo discriminados, enfatizando qual a compreensão ou conhecimento que havia antes das aulas e depois das discussões na sala de aula.
Conteúdos: A Importância da História da Medicina; A Medicina primitiva e a medicina egípcia; A medicina greco Romana; Hipócrates e a Medicina Pós-Hipócrates; Surgimento do Método: Socráticos e Pós-Socráticos; O que é Ciências?
A Importância da História da Medicina Um dos grandes motivos pelos quais, talvez, se ensine a disciplina de História no Ensino Médio é seu caráter de “manual’’: ela serve como instrução para o que deve e não deve ser feito no futuro, baseando-se em fatos ocorridos no passado. Assim sendo, a História pode nos ensinar que um governo totalitário –sistema no qual todos os poderes ficam concentrados na mão do governante, não havendo espaço, portanto, para a democracia- pode levar a um caos humanitário, como no Nazismo, em que centenas de pessoas foram mortas em respeito a princípios preconceituosos e excludentes. Na mesma medida, é capaz de nos ensinar que um plano econômico sólido é capaz de recuperar a economia de um país – como ocorreu nos Estados Unidos da América, por meio do New Deal. A História da Medicina, por conseguinte, também pode servir como consulta empírica para o diagnóstico do presente. Enquanto algumas técnicas foram aperfeiçoadas cada vez mais para que o tratamento do paciente nos dias atuais seja benevolente, outras foram sepultadas, uma vez que poderiam prejudicar ainda mais a enfermidade. Estudar a medicina permite-nos, ainda, enaltecer marcos e avanços no tratamento do paciente – que vão repentinamente de encontro a valores culturais ou à tecnologia da época. Nesse contexto, tanto a primeira mumificação no Egito Antigo, quanto a