a história da medicina
ALUNA: TAILINE RIBEIRO CRUZ- Nª; TURMA:B DATA:
Uma das mais antigas e nobres profissões do mundo, a medicina, passou por muitas transformações ao longo da sua existência.
Não se deve esquecer que ela surgiu da vontade de ajudar o próximo, de ver alguém sofrendo e ser capaz de oferecer-lhe ajuda. Partindo disso, tem-se início a evolução dessa ciência através de caminhos que facilitavam ou dificultavam o processo. A religião, por exemplo, na grande maioria das vezes foi uma das responsáveis por atrasar o avanço, uma vez que gerava nos indivíduos crenças que impediam os mesmos de estudarem a anatomia ou acreditarem naquilo que os estudiosos diziam, muitas vezes negligenciando os cuidados com o próprio corpo por acreditarem que “a alma é o que importa”. Assim, atos simples como a higienização das mãos e os banhos acabavam sendo esquecidos e as doenças acabam se proliferando por simples desleixo.
Por outro lado, houveram fatores que contribuiram com a evolução da prática médica. Na Mesopotâmia, por exemplo, regras foram criadas para regulamentarem o ato médico. No egito, a tradição de embalsamar corpos para o processo de mumificação, acabava gerando um conhecimento um pouco acidental acerca da anatomia humana. A partir do renascimento, enfim, a ciência conseguiu maior espaço para atuar e realizar seus estudos nas mais diversas áreas, como na microscopia e na psiquiatria.
Desse modo, a medicina alcançou mais e mais conquistas. Criou-se vacinas para o controle de doenças endêmicas, descobriram-se fatores patógenos, como o bacilo de Koch causador da tuberculose e a bactéria causador do carbúnculo. Melhorou-se a higienização e desenvolveu-se uma saúde mais voltada ao povo. Também foi importante a descoberta das anestesias que