historia da matematica
Em primeiro lugar a educação da matématica se define por meio de ampliação e a significação do conhecimento. É preciso saber que a mesma é um grande instrumento do poder ou seja, é desenvolvida pelo homem em função de necessidades sociais. No período paleolítico Inferior parte da matemática e voltada para a educação infantil focando na simetria, naquela época tinha apenas noções de mais e de menos pois era exatamente o que necessitavam. No paleolítico superior a matemática já era mas complexa os homens sapiens já sabiam contar os primeiros números e os demais chamavam de muitos sendo assim começaram adquirindo números e formas representações simbólicas e desenhos pictográficos.
A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo. O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas, proteções, fortificações e domesticar animais, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas modificações na vida humana a solução foi aprender a contar com as pedras.
Com o evoluir das civilizações surgiram diferentes sistemas de numeração o estudo de frações surgiram no egito pelas necessidades de se realizar a marcações de terras.
É importante ressaltar que a matemática está presente em tudo que utilizamos e abrangermos pois ela faz parte do nosso cotidiano diário. Com o passar do tempo, as quantidades foram representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos, sendo que cada povo tinha a sua maneira de representação. No começo, algumas civilizações egípcia, babilônica usava repetição de traços na vertical para representar os números mas o método foi mudado pois era difícil