historia da lingua
A língua portuguesa proveio do latim vulgar que os romanos introduziram na Lusitânia região situada ao ocidente da Península Ibérica.
Pode-se afirmar que o português é o próprio latim modificado. E que o idioma falado pelo povo romano não morreu, mas continua a viver no grupo de línguas românicas ou novilatinas. As circunstâncias históricas, em que se criou e desenvolveu o nosso idioma, estão intimamente ligados a fatos que pertencem á historia geral da península. As investigações feitas através da arqueologia, etnologia e lingüística levam-nos a concluir que dois povos primitivamente habitaram o solo peninsular: um cântaro- pirinaico e o outro mediterrâneo, dos quais se teriam originado respectivamente o basco e o ibero. No sul de Portugal e na baixa Andaluzia, haviam-se estabelecido os turdetanos ou tartéssios, cujo parentesco não foi até hoje comprovado.HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
A língua portuguesa proveio do latim vulgar que os romanos introduziram na Lusitânia região situada ao ocidente da Península Ibérica.
Pode-se afirmar que o português é o próprio latim modificado. E que o idioma falado pelo povo romano não morreu, mas continua a viver no grupo de línguas românicas ou novilatinas. As circunstâncias históricas, em que se criou e desenvolveu o nosso idioma, estão intimamente ligados a fatos que pertencem á historia geral da península. As investigações feitas através da arqueologia, etnologia e lingüística levam-nos a concluir que dois povos primitivamente habitaram o solo peninsular: um cântaro- pirinaico e o outro mediterrâneo, dos quais se teriam originado respectivamente o basco e o ibero. No sul de Portugal e na baixa Andaluzia, haviam-se estabelecido os turdetanos ou tartéssios, cujo parentesco não foi até hoje comprovado.
HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
A língua portuguesa proveio do latim vulgar que os romanos introduziram na Lusitânia região