A Historia da Lingua Inglesa
A história da língua inglesa é muito importante porque é a língua freqüentemente mais falada que qualquer outra, exceto a chinesa, e é a língua-chefe utilizada nas comunicações mundiais.
A história da língua pode ser traçada pela colonização de povos que se espalharam pela Europa e sul da Ásia quatro milênios A.C. É sabido que um povo seminômade que vivia na região no Mar Negro migrou em direção ao oeste da Europa e ao leste do Irã e Índia, propagando sua cultura e linguagens.
De acordo com The Cambridge Enciclopédia of Language, as línguas européias e o sânscrito, a língua mais antiga da Índia, foi unida quando uma semelhança sistemática foi descoberta na raiz, verbos e formas gramaticais de ambas. Comparando características similares, uma língua comum foi reconstruída e chamada de Protoindo-europeu.
A língua Protoindo-europeia era mais complexa que o Inglês atual. Conforme The Cambridge Enciclopédia of Language, é possível reconstruir três gêneros (masculino, feminino e neutro), e oito casos (nominativo, vocativo, acusativo, genitivo, dativo, ablativo, locativo e instrumental). Os adjetivos concordavam em caso, número e gênero com o substantivo. O sistema verbal também era rico em inflexões, usados por aspecto, modo, tempo, voz, pessoa e número.
Esta língua foi falada antes do ano 3000 A.C. e foi dividida em diferentes línguas durante o milênio seguinte. A partir desta época, estudiosos apontam que a língua deu origem ao grupo de línguas Indo-Europeu, transformado a partir de uma sucessão de mudanças decorrentes da expansão da cultura dos guerreiros de Tróia.
Uma mudança sonora em consoantes ocorreu que diferenciou as línguas Proto-Germânicas de outras línguas indo-européias. Várias consoantes foram alteradas do primeiro para o segundo exemplo: p-f, t-o, k-x, b-p, d-t, g-k, bh-b, dh-d e gh-g.
O Protoindo-europeu, o Indo-Europeu e especificamente o Proto-Germânico, do qual o Inglês é derivado,