A historia da língua inglesa
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA-UNEC
INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO-ISE
A HISTÓRIA DA LÌNGUA INGLESA
Caratinga
2013
A HISTÒRIA DA LÌNGUA INGLESA
Trabalho acadêmico apresentado ao professor Walter como exigência do curso de graduação em Letras do Centro Universitário de Caratinga, como requisito parcial para aprovação na disciplina de língua Inglesa.
Caratinga
2013
Sumário
1 – Resumo 04 2 – Introdução 05 3 – Historia da língua Inglesa...........................................................................................07 3.1. Os Celtas 07 3.2. A presença Romana 07 3.3. Os Anglo-Saxóes................................................................................................07 3.4. A introdução do Cristianismo.............................................................................08 4- As três fases da Língua Inglesa 09 5 – A literatura e Shakespeare 12 6 – American English 12 7- Distribuição geográfica da língua Inglesa 13 8 – O Inglês como língua do mundo 13 9 – Conclusão 15 10 – Referências 16 11 – Anexos 17
1- RESUMO
A língua inglesa tem sua origem por meio do idioma dos Anglos e Saxões, povos bárbaros (Germanos), que no século V de nossa era, invadiram a Bretanha, atual Reino Unido da Grã-Bretanha. Em 1500 anos de evolução, sofreu influência de outras línguas, entre elas o celta, o latim e o francês.Costuma-se dividir a história do inglês em três períodos: * Old English: O Arcaico ou Anglo-Saxão (entre os séculos V e XI); * Middle English: O Médio (do século XI ao XVI); * Modern English: O Moderno ( a partir do século XVI).
O patrimônio vocabular do idioma é estimado hoje em 750.000 palavras. Cerca de metade dos vocábulos é de germânica e o restante provém do Latim e de Línguas Neolatinas, como o Francês, o Espanhol e o Italiano.
Atualmente, o inglês é considerado idioma universal,