Radiologia
Analise de riscos e plano de ação no setor de radiologia.
Discentes: - Dídimo Alcântara de Souza Junior. - Douglas Reis Schmitt. - Alana Santander.
Disciplina: Fund. de Saúde e Seg. do Trab. Docente: Marcos R. Seccki
Juína, 05 de Junho de 2012
Uma empresa de diagnósticos por imagens quer implantar um equipamento de raio x em seu novo estabelecimento, e veio a nosso escritório de consultoria em segurança e saúde no trabalho para solicitar acompanhamento, verificação de riscos que seus colaboradores estarão expostos, ambiente de trabalho correto, quais equipamentos de proteção devem fornecer, exames admissionais e periódicos, dentre outros.
Em primeiro lugar foi levantado no local onde seria instalado o equipamento de raio x e efetuado as modificações adequadas de segurança para o funcionamento do mesmo, conforme especificações da ANVISA.
Antes de iniciar a construção de uma sala de raios x, os administradores deverão observar alguns fatores importantes para um bom andamento da obra e para não terem surpresas com as normas e órgãos fiscalizadores.
Muito comum os especialistas serem solicitados após o inicio e até mesmo final de obra para diagnosticar as salas de raios x, isso acarreta na maior parte das vezes problemas para a aprovação e licenciamento perante os órgãos fiscalizadores e atraso na liberação do alvará de funcionamento.
Antes de iniciar, verifique se os profissionais responsáveis pela construção ou reforma estão sendo orientados por um especialista em radiodiagnóstico.
Após escolha do local, os administradores deverão consultar um contador e vigilância sanitária para verificar se é permitido o funcionamento do estabelecimento na região escolhida. Com todos os tópicos legais resolvidos é necessário escolher os equipamentos que serão instalados para que os profissionais (engenheiro, arquiteto, tecnólogo, físico médico), possam iniciar os processos de