Historia da Ginastica Ritmica
A ginástica artística tem se tornado um esporte popular no Brasil nos últimos anos, devido a bons resultados internacionais de nossos atletas. A modalidade também é conhecida como ginástica olímpica.
Por ginástica entende-se o conjunto de exercícios corporais sistematizados, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos, aplicados com objetivos educativos, competitivos ou terapêuticos.
As apresentações da ginástica artística são individuais, mesmo quando a competição é por equipes, e possuem o tempo aproximado de 30 a 90 segundos de duração. Os movimentos dos atletas devem ser sempre elegantes, com demonstração de força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
História:
A ginástica artística teria surgido no Egito, onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas com o intuito de entreter o povo. Como a prática constante desenvolvia habilidades corporais importantes, como a força e a elasticidade, ela passou a ser adaptada ao treinamento militar.
Na época do Renascimento, os principais artistas faziam culto ao corpo humano e às suas formas. Assim, a prática da ginástica nas escolas tornou-se constante.
Seu surgimento oficial só aconteceu em 1811, quando foi fundado em Berlim o primeiro clube voltado apenas à prática da ginástica. Foi criada regras específicas, aparelhos diferentes e um sistema de exercícios físicos chamado Turnkunst (em português: a arte gímnica) que ainda hoje é considerado matriz na ginástica artística praticada.
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) foi fundada em 1891. Cinco anos depois, a modalidade seria incluída nos primeiros Jogos Olímpicos modernos, realizados em Atenas.
Características físicas necessárias a um ginasta:
Força, flexibilidade e coordenação motora são fundamentais para o sucesso de um ginasta. A genética é determinante para que uma pessoa apresente essas características e se destaque na modalidade