História dos jogos olímpicos e ginástica rítmica
Foram criados pelos gregos, por volta de 2500 a.C., com o objetivo de homenagear os deuses.
Mas foi somente em 776 a.C. que os Jogos Olímpicos ocorreram de forma organizada e com atletas de várias cidades-estados. Nesta época os gregos se reuniam em Olímpia e disputavam competições como: boxe, corrida de cavalos, atletismo, arremesso de dardo, etc. Os vencedores ganhavam uma coroa de louros. Os gregos buscavam através dos jogos a paz e a harmonia, além da homenagem aos deuses.
Porém os jogos foram proibidos em 392 d.C., pelo imperador romano Teodósio I, após a religião oficial se tornar o Cristianismo.
Jogos Olímpicos da Era Moderna
No ano 1896, os Jogos Olímpicos foram retomados em Atenas e contavam com a participação de 285 atletas de 13 países. Eram disputadas provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, ciclismo, natação, etc. Os vencedores das provas eram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.
Jogos Olímpicos Atuais
Hoje em dia, os Jogos Olímpicos são realizados a cada quatro anos. Atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores.
A Tocha Olímpica é um importante símbolo das Olimpíadas, ela comemora o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, se originou na Grécia Antiga. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos Jogos.
Já foram realizados em diversos países como Pequim, Londres, Estados Unidos, Moscou, Atenas e em 2016 será realizado no Brasil.
Os Jogos contam com diversas modalidades, como natação, vôlei, futebol, salto com vara, atletismo, basquete, ginástica artística, entre outros.
Ginástica Rítmica
É uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais