ginastica ritimica
29 de outubro de 2013
São Paulo
E.E Maria Augusta de Ávila
SÉRIE/ANO: 8ª/9ª do Ensino Fundamental
PROFESSOR: Igor Pop
GINÁSTICA RÍTIMICA
Trabalho apresentado sobre Ginástica Rítmica para obtenção de nota no 4º bimestre na disciplina de Educação Física
29 de Outubro de 2013
São Paulo
INTRODUÇÃO
Praticado apenas por pessoas do sexo feminino, a ginástica rítmica é uma das modalidades esportivas que vão estar presentes nos Jogos Olímpicos de Londres, que vão ser realizados do dia 27 de julho até 12 de agosto de 2012. Por estar cada vez mais próximo o dia da abertura desse grande evento esportivo, muitas pessoas, principalmente os brasileiros, estão começando a procurar mais informações sobre os esportes que vão estar presentes nas Olimpíadas.
A HISTORIA
A Ginástica Rítmica começou a ser praticada desde o final da Primeira Guerra Mundial, mas não possuía regras especificas nem um nome determinado. Várias escolas inovavam os exercícios tradicionais da Ginástica Artística, misturando-os com música. Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos.
Em 1961, alguns países do leste Europeu organizam o primeiro campeonato internacional da modalidade. No ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a GRD com um esporte. A partir de 1963 começaram a ser realizados os primeiros campeonatos mundiais promovidos pela FIG. A maior parte dos aparelhos utilizados atualmente foram introduzidos nesta competição, com a exceção da fita e das maças.
Em 1984, a GRD foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e introduzida nos Jogos Olímpicos daquele ano. No entanto, as melhores ginastas do mundo, provenientes dos países do Leste Europeu, não participaram da competição devido ao boicote liderado pela ex-União Soviética.
Assim, a