Ginastica ritmica
Os movimentos de ginástica existem ha milhões de anos, inicialmente com a preparação para as batalhas campais na Grécia Antiga. A Ginástica Rítmica chamada no inicio de Ginástica Moderna, foi considerado um novo conceito de ginástica para as mulheres.
Foi criada na Europa Central no inicio do século XX, resultante de técnicas de movimento, terapia de relaxamento, dança.
A Ginástica Rítmica é uma modalidade que combina com elementos do balé e dança teatral com a flexibilidade da ginástica, realizados em harmonia com a música e coordenados com os aparelhos desta modalidade que são a corda, o arco, a fita e maças, tendo que mantê-los em constante movimento. Praticado apenas por mulheres em nível de competição. As apresentações de Ginástica Rítmica representam graciosidade e exigem uso da criatividade, expressividade e expressão corporal.
É um esporte reconhecido internacionalmente nos qual as apresentações podem ser realizadas em conjuntos compostos por cinco ginastas ou individualmente para uma banca de juízes, que serão avaliadas de acordo com técnica, arte e dificuldade. 1. Historia
1.1 Aparelhos da Modalidade
A ginástica rítmica possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de ballet e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são:
*Corda: As ginastas lançam e recuperam a corda executando saltos, giros, ondulações e *equilíbrio.
*Arco: Feito de madeira ou plástico favorece rolamentos, passagens, rotações, saltos e pontes.
*Bola: Feita de plástico ou de borracha. Único aparelho que é preciso estar em constante movimento pelo corpo ou em equilíbrio. Flexibilidade e ondas são elementos corporais principais deste aparelho.
*Maças: São feitas de madeira ou plástico. Delicadeza das mãos é fundamental pra trabalhar com esse aparelho.
*Fita: Feita de cetim. Sua forma pode ser cilíndrica, cônica ou